sábado, 25 de outubro de 2014

Dupla é presa acusada de fazer pichações para propagar no WhatsApp

GM prende suspeitos de integrarem grupo que organiza pichação por Whatsapp



A Guarda Municipal da Capital deteve, na madrugada deste sábado (25) dois homens acusados de integrarem um grupo de pichadores que se organiza e depois divulga as pichações pelas redes sociais e pelo aplicativo Whatsapp.

A base da Guarda, que fica na antiga rodoviária, região central de Campo Grande, por volta das 5h da manhã de hoje, avistou um grupo de pelo menos cinco pichadores em ação no local. Três conseguiram fugir.

Luiz Felipe da Silva Pimenta, 23, e Matheus Arruada de Oliveira Alves, 20, foram detidos pelos agentes. Com eles a Guarda apreendeu também materiais utilizados para a prática do delito, como latas de tintas, spray's, rolos e fitas métricas.

De acordo com o comandante da guarnição que efetuou a detenção, Adan Clei, os detidos integram uma organização chamada “Picha Brasil”, que se organiza, planeja pichações e depois divulga o resultado em vídeos e fotos compartilhados nas redes sociais e em aplicativos de celular.

Segundo a Guarda Municipal, um dos detidos, Luiz Felipe, é o suspeito de ser o autor das pichações conhecidas como “símbolo do charada”, personagem inimigo do Batman, que nos cinemas foi interpretado pelo ator norte-americano Jim Carrey.

Está é a quinta vez que o suspeito é preso pelo mesmo motivo. Matheus foi detido neste sábado pela segunda vez por pichação. A dupla foi encaminhada para Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Centro.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

CURSO BÁSICO DE OPERAÇÕES DE CONTROLE DE DISTÚRBIOS CIVIS

clique na imagem para ler.

#Prevenção - Botão do pânico poderá ser acionado pelo celular em Campo Grande

Foto: Casimiro Silva

Em breve, a Prefeitura de Campo Grande, juntamente com a rede de proteção da mulher apresentará o protótipo do aplicativo do “botão do pânico”, que será ativado a fim de resguardar a integridade física das mulheres que sofrem ameaças e estão em situação de medidas protetivas. O projeto do aplicativo foi apresentado nesta manhã (20), em reunião ocorrida no gabinete do prefeito Gilmar Olarte, que contou com a presença de representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Delegacia da Mulher, Justiça Federal, Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. Será criado um protocolo de sugestões que irá embasar o projeto que, no primeiro momento, será testado em cerca de 200 mulheres. O protótipo do aplicativo será apresentado no dia 7 de novembro, durante o VI Fonavid (Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher), que será realizado na Capital.

O mecanismo irá funcionar por meio de aplicativo instalado em smartphones que utilizem a tecnologia Android ou IOS. Ao acionar o botão, o sinal irá direto para o órgão competente e dará a exata localização da vítima, por meio de GPS. Diferente do aparelho que hoje é testado em duas cidades brasileiras, que fica preso à cintura da mulher, o aplicativo que está sendo desenvolvido em Campo Grande será de fácil manuseio, uma vez que hoje quase a maioria dos cidadãos faz uso do celular. Apesar do aplicativo ser desenvolvido por uma empresa particular, o código fonte será de posse da rede de proteção, o que significa que poderá ser levado para qualquer outra empresa, caso haja rompimento do contrato com a que estará em vigência.

Para o prefeito Gilmar Olarte, a ferramenta irá contribuir significativamente para proteger as mulheres vítimas de violência. “Estamos focados e os resultados que colhemos em apenas sete meses nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. A equipe da Secretaria da Mulher tem atendido ao nosso plano de governo e buscado parcerias que fortalecerão e muito a rede de proteção em favor da mulher. Esse aplicativo, além de ser uma novidade a nível nacional, está sendo pensado de maneira que garanta também a economicidade para o poder público. Estamos definindo os mecanismos para colocar em prática esse aplicativo e discutindo de maneira séria quais as medidas mais assertivas neste sentido”, assegurou Olarte.

O apoio do efetivo da Guarda Municipal foi discutido na reunião. A aprovação, pela Câmara Municipal, da criação da Secretaria Municipal de Segurança irá permitir o treinamento dos guardar municipais para o atendimento imediato às vítimas que acionarem o botão do pânico. “A abordagem ao agressor tem de ser feita de maneira diferente da abordagem feita aos autores de outros tipos de delitos, já que em muitos casos esses agressores estarão alcoolizados ou sob efeito de entorpecentes. Acredito que o apoio da Guarda Municipal será essencial e o treinamento voltado para esta finalidade vai garantir a segurança dessas mulheres e a efetividade da medida protetiva”, explica a titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), delegada Rosely Molina.

O juiz Odilon de Oliveira, que participou da reunião de hoje, aprova a criação do aplicativo e assegurou apoio da Justiça Federal ao Município no sentido de tornar efetivas essas ações. “Acredito que essa ferramenta seja fundamental para a população. Todas as instâncias de poder, seja federal, estadual ou municipal, precisam intervir. Claro, que respeitando os níveis de competência e atuação de cada um. O importante é que cada órgão envolvido nessa rede de proteção se comprometa com suas responsabilidades e se esforce para cumprir o que foi estabelecido. Acompanho a preocupação real do prefeito Gilmar Olarte que está apontando soluções para a questão da segurança na Capital e que, a partir da criação da Secretaria Municipal de Segurança, vai garantir que o município não continue omisso diante desta questão. Além disso, a criação da Secretaria vai ajudar na captação de recursos junto ao Governo Federal para suas ações e vejo que irá contribuir significativamente nesta luta contra a violência doméstica”, enfatizou o juiz.

Objetivo

A Lei Municipal foi aprovada em fevereiro deste ano e dispõe sobre a implantação em Campo Grande do dispositivo denominado "botão do pânico" que, ao ser acionado, dispara informações para a Central Integrada de Operações e Monitoramento (CIOM), com a localização exata da vítima, para que um carro da Guarda Municipal ou do policiamento militar seja enviado ao local. Para garantir agilidade no atendimento ao pedido de proteção, a administração municipal poderá disponibilizar viaturas da Guarda durante as 24 horas do dia.

A reunião contou com a participação da secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Liz Derzi; do promotor da Vara da Mulher, Fernando Esgaib; da Defensora Pública Graziele Ocariz; do comandante da Guarda Municipal, Valério Azambuja; da secretária municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, Katia Castilho e do representante da Coordenadoria Estadual de Violência Doméstica, vinculada ao Tribunal de Justiça, Wilmar Nery da Silva.

Guarda Municipal recupera veiculo através da plataforma SINESP CIDADÃO

Uma universitária de 21 anos foi vítima de sequestro relâmpago no início da noite de terça-feira (21), por volta das 19 horas, em frente de uma faculdade localizada na Rua Amando de Oliveira, no Bairro Amambai, região central de Campo Grande. A jovem disse que viveu um “filme de terror”. Ela foi refém por três horas. 

A jovem afirmou que estava no veículo Onix à espera do professor, quando foi abordada por um homem armado. A princípio o suspeito disse: “ calma, não desça do carro e se não reagir, não vou fazer mal pra você. Quero somente o carro!”, e em seguida, sentou-se no banco do carona.

A vítima chegou a passar por lombadas eletrônicas por conta da pressão do criminoso. O suspeito a mandou seguir na direção da saída de Sidrolândia e a deixou amarrada em uma cerca no lixão, região sudoeste de Campo Grande.

Na madrugada de hoje às 2h40 desta quarta-feira (22), o moto patrulhamento da Guarda Municipal em rondas pela Avenida Gury Marques, encontrou o carro da vítima abandonado em frente da rodoviária, com a chave no assoalho. Do automóvel, foi levado material de cosmético para revenda, a bolsa dela com todos os documentos e material escolar.
                 Foto: Guarda Municipal

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Mensagem 10 de Outubro dia Nacional das Guardas Municipais

Amanhã senhores é o nosso dia, Dia Nacional das Guardas Municipais, data que na nossa historia não é a toa, pois foi no dia 10 de outubro de 1831 o então império brasileiro decretou a reconstituição dos "Corpos Permanentes das Guardas Municipais". Porém antes disso no dia 08 de outubro de 1831 tinha-se registrado o primeiro assassinato de um GCM na historia desse país mostrando que a GCM sempre fez parte do histórico de nossa nação, porem sempre passando por diversos altos e baixos ao longo da historia brasileira. Cabe lembrar que nossos antepassados azul marinho inclusive lutaram na guerra do Paraguai.

Hoje vivemos o momento que as GCM estão em boom positivo e temos que aproveitar esta onda para elevar todas as GCM do Brasil mostrando que esta é a policia municipal preventiva e cidadã que esta cada vez mais pronta para ser parceira, protetora e amiga da nossa sociedade. 

Parabéns a todos nós Guardas Civis Municipais!!!!

Autor: Alan Braga / GCM de Salvador - BA,
Diretor da Associação dos Guardas Municipais da Região Metropolitana de Salvador,
Secretario do Conselho Deliberativo da Federação Baiana das Associações dos Guardas Municipais - FEBAGUAM e Delegado Regional do Conselho Nacional das Guardas Municipais.

Entrevista do novo comandante da Guarda Municipal, Valério Azambuja.

Mensagem do GM Bonfim a todos Guardas Municipais.

Mensagem alusiva ao Dia Nacional do Guarda Municipal.
Video: GM Uedei

Prefeito encaminha projeto da criação de Secretaria de Segurança Pública e participa de homenagem à Guarda Municipal

Foto:Marlon Ganassin 


Ao encaminhar nesta quinta-feira (9) à Câmara o projeto que transforma a Coordenadoria Municipal de Segurança Pública em Secretaria Municipal de Segurança Pública, o prefeito Gilmar Olarte sustentou que o poder público não pode avaliar como “despesa”, mas como “investimento” os recursos destinados à segurança que, junto com a saúde, representam os maiores clamores da sociedade

“Peço o apoio dos vereadores porque esta é uma iniciativa [a criação da Secretaria] que vai criar instrumentos ao município para captação de recursos que garantam maior proteção ao patrimônio público e ao cidadão “, destacou o prefeito que se reuniu com os vereadores e, depois, participou da sessão alusiva ao Dia Nacional do Guarda Municipal, celebrado em 10 de outubro, mas foi antecipada para esta quinta-feira pelo Legislativo. No mesmo ato, foi dada posse ao novo comandante da Guarda Municipal, Valério Azambuja.

Na conversa que teve com os vereadores no gabinete do presidente da Câmara, Mário Cesar, o prefeito, acompanhados dos secretários, apresentou o projeto de criação da Secretaria que terá na sua órbita de atuação, a Defesa Civil e a Agência Municipal de Transporte e Trânsito hoje vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação. Olarte garantiu que a proposta preserva a autonomia financeira e administrativa da Agetran.

O prefeito deixou claro que os vereadores terão ampla liberdade para promover mudança de aperfeiçoamento do projeto. “Estamos abertos a um debate franco e amplo. Não temos a pretensão de ter elaborado uma proposta pronta e acabada”, destacou o prefeito. Ele sustenta que a nova secretaria não resultará em aumentos de gastos porque haverá o aproveitamento da mesma estrutura de funcionários (25 cargos em comissão) da Coordenadoria Municipal de Segurança Pública. “Levamos o projeto para a Secretaria Nacional de Segurança Pública, que nos garantiu recursos em torno de R$ 800 mil para investir no reforço da estrutura da Guarda Municipal”, disse.

O juiz federal Odilon Oliveira, que também esteve na Câmara, elogiou a iniciativa do prefeito de criação da secretaria porque, a seu ver, “a responsabilidade pela segurança tem de ser compartilhada por União, Estados e Municípios”. O magistrado assegura que a Justiça Federal pode contribuir na estruturação da futura pasta, cedendo para a nova estrutura veículos e mobiliários apreendidos com traficantes.

Com a sanção da lei 13.022 pela presidente Dilma Roussef, as guardas municipais passaram a ter novas atribuições, deixando a condição de polícia administrativa, atuando basicamente na vigilância patrimonial municipal, para a de polícia preventiva no nível primário. 


Fonte: Facebook


Atualmente, a GM conta com efetivo de 1.350 profissionais e têm a missão de zelar e proteger o patrimônio público, bens e serviços do município de Campo Grande, salvaguardando a vida e o meio ambiente.

Fonte/Autor: Flávio Paes


quarta-feira, 8 de outubro de 2014

MOBILIZAÇÃO DE TODOS!!!

Bom dia nobres guardas municipais!!!

Convido a todos para estarem na camara municipal dia 09 quinta feira as 09:00 horas.

ASSUNTO:
Entrega do projeto de criação da Secretaria de Segurança Pública e alteração da lei orgânica conforme estatuto geral das Guardas Municipais.
Presença do nosso Coordenador Geral de Segurança Pública, Del Federal Valério Azambuja e do nosso companheiro GM Bonfim que fará o uso da palavra.
Importantíssimo a participação de todos.....
Vamos apoiar a proposta do executivo companheiros pois chegou a nossa hora de fazer história.
Visitei Ponta Porã recentemente e vi o quanto foi feito para os nosso companheiros guarda municipais de lá.
Att,

Montanha.