Foto: David Majella

Com o tema ‘direitos humanos’, o prefeito Nelson Trad Filho abriu nessa segunda-feira (12.01), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, a aula inaugural do curso de capacitação da guarda municipal, para os 327 novos integrantes. O curso acontece até o dia 30 de janeiro, por meio do convênio entre a Prefeitura de Campo Grande e Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.
Em sua fala, o prefeito Nelson Trad Filho falou da evolução da guarda municipal criada na década de 1980, na administração do ex-prefeito Lúdio Martins Coelho e destacou a importância deste serviço para Campo Grande. “Eles [os guardas] são importantes para nossa cidade e assumem o quesito de trabalhar com a segurança pública”, observou.
O prefeito lembrou que a administração municipal está atenta no que diz respeito ao crescimento e desenvolvimento da cidade e que a população precisa de tranqüilidade e segurança. “Vamos qualificar a guarda municipal para cuidar do patrimônio público. Este é um trabalho gratificante. Sabemos que os guardas municipais são referências nas escolas e praças servindo a todos e prestando informações”, ressaltou Nelsinho.
Alberto da Costa Neto, 35 anos, antes trabalhava de garçom. Agora, ingressa na carreira de guarda municipal com a expectativa de ter um emprego fixo e estabilidade profissional. “Vou aproveitar bem o curso para poder prestar um bom trabalho de segurança para a população”, assegurou o aluno demonstrando seu entusiasmo com as novas atribuições.
Entre as 10 mulheres que estão fazendo o curso preparatório, está a ex-governanta Andréa Martins, 25 anos, que veio de Cuiabá, no capital de Mato Grosso. “Estudei muito para passar neste concurso. Para mim, esta é uma atividade diferente. Espero aprender muito durante o curso de capacitação para atender bem a população”, comentou a aluna.
Como atribuições dos guardas municipais estão a proteção do patrimônio e os serviços de vigilância das instalações ocupadas por órgãos, entidades e serviços no município de Campo Grande. São responsáveis, ainda, pelo apoio às atividades de prevenção e combate a incêndios em prédios municipais, como medida de primeiro esforço, antecedendo a atuação do Corpo de Bombeiros; a orientação de agentes públicos e usuários dos serviços públicos municipais, quanto à conservação, preservação e uso dos bens públicos municipais.
Aos guardas municipais cabem, também, a identificação, o encaminhamento e o controle do comportamento e da movimentação de pessoas em dependências utilizadas por órgãos, entidades e serviços públicos municipais, entre outros serviços que promovam o cuidado com o patrimônio público.
Prestigiaram o evento o presidente da Câmara Municipal, Paulo Siufi, os vereadores: Carlão (PSB), Paulo Pedra (PMDB), Magali Picarelli (PMDB), Herculano Borges (PSC), Mário César (PPS) e o secretário de Governo e Relações Institucionais, Rodrigo de Paula Aquino. Fonte/Autor: Emidio Denardi Mtb 488/MS
ALUNOS DA GUARDA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE MS
Nenhum comentário:
Postar um comentário