domingo, 12 de dezembro de 2010

Santo André pleiteia R$ 8 mi para investir em Segurança

Guarda de Santo André-SP

A Prefeitura de Santo André espera receber do governo federal cerca de R$ 8 milhões para investir no aumento do efetivo e modernização da GCM (Guarda Civil Municipal), além de outros programas na área de Segurança Pública.
A verba, que ainda não tem prazo para ser liberada, está sendo pleiteada a partir de programas inscritos na Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), órgão do Ministério da Justiça.
O anúncio foi feito ontem pelo secretário de Segurança Pública Urbana e Trânsito, Adilson de Lima, durante cerimônia no Paço Municipal que apresentou balanço da Pasta e homenageou os Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança).
Segundo o secretário, a proposta da Prefeitura é adquirir mais equipamentos e veículos, como automóveis e motocicletas, e promover atividades de capacitação.
Uma das apostas é aumentar o número de bases móveis, que realizam hoje ações como o Bairro Seguro. O programa transfere parte da estrutura da GCM para localidades que necessitam de maior prevenção contra a violência.
Atualmente, a Prefeitura dispõe de três veículos para realizar as operações. A expectativa do secretário é poder contar com mais cinco bases móveis, ampliando assim a capacidade de atuação.
Sobre o aumento do efetivo da GCM, o prefeito Aidan Ravin (PTB), também presente ao evento, informou que pretende até o fim de seu mandato, em 2012, contratar cerca de 400 novos guardas-civis.
O prefeito autorizou a contratação de 80 homens em 2009, já incorporados, e de mais 100 neste ano, que ainda deverão realizar os cursos obrigatórios.
Para os próximos dois anos, mais 200 admissões na GCM são esperadas. Se a expectativa for alcançada, o contingente de Santo André irá saltar dos atuais 573 guardas-civis para quase 900 integrantes.


Fonte: Amigos da GCM - SP   Foto: gcm