quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Guardas !!!! Seja Você Mais Um Voluntário Na Semana Da Árvore!!!!!



No dia 21 de setembro comemoramos o Dia da Árvore, momento para refletir sobre a conservação da natureza e preservação das nossas matas. Plantar uma árvore para cada uma que é derrubada é uma parte importante do processo de valorização da natureza.
Preservar as matas existentes, conservar a flora natural e estabelecer legislações (que devem ser duramente fiscalizadas) para retardar o processo de desmatamento desenfreado é fundamental para que o reflorestamento não seja a única forma de preservação da nossa maior fonte de oxigênio.

Há algum tempo venho conversando com o Secretario Marcos Cristaldo a respeito de Nós Guardas Municipais contribuir doando uma parte do nosso tempo de folga com este valioso projeto.

Com isso venho convocar você Guarda Municipal que seja voluntário e sem prejuízo com a sua escala de serviço a participar da programação que segue abaixo.
Venha uniformizado para mostrar para o poder público que nós temos Garra, queremos trabalhar juntos e que podem contar conosco nas atividades da Prefeitura Municipal de Campo Grande.

Acredito que, para a quebra de alguns paradigmas. A melhor maneira de mostrar nossa força de vontade de crescer juntamente com a nossa instituição. É trabalhando juntos e organizadamente.

Caso você seja voluntário, solicito que ligue para o Capitão Ernesto e relate sua escala e os dias que você quer contribuir até o momento contamos com 5 Guardas que se habilitaram a ajudar nos trabalhos.

Acredito que esse número de voluntário pode aumentar, vamos lá companheiros.

Reflitam com essa frase:

... "Grandes oportunidades para ajudar aos outros raramente aparecem, mas pequenas delas nos cercam todos os dias."(Sally Koch)

... “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.” (São Francisco de Assis)


Para alcançar os objetivos propostos o Secretário considera fundamental
“O envolvimento das instituições e da população com a questão ambiental e com a preservação dos recursos vegetais da cidade”.

Atualmente Campo Grande possui uma cobertura vegetal de 73,66 metros quadrados/habitante, ultrapassando o índice mínimo definido pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) para garantir qualidade de vida à população, que é uma cobertura vegetal de 15 metros quadrados/habitante. “A Capital tem uma ótima arborização, mas queremos melhorar esse índice”, diz Cristaldo.

O Secretário antecipa uma idéia que deve virar um projeto de lei. “A proposta é de criar uma lei de compensação ambiental com incentivos para quem aderir ao projeto. Por exemplo, uma empresa de táxi pode decidir plantar um determinado número de mudas de árvores para compensar a poluição atmosférica provocada pela frota de veículos”, explica Cristaldo.

O papel da arborização no controle da poluição atmosférica é de absorver partículas de poeira e de poluentes, como o gás carbônico proveniente da queima dos combustíveis dos veículos. Estudos revelam que seis árvores são suficientes para compensar o que um carro a gasolina lança no ar durante um ano. Fazendo as contas, o plantio de 72.180 mudas pode neutralizar o carbono emitido por 11.988 veículos em um ano.

Programação da Semana da Árvore

20/09 (domingo)
blitz da árvore (distribuição de mudas e folhetos explicativos com orientações sobre como e onde plantar) – horário: a partir das 8h00.
Locais:
Avenida Afonso Pena cm a rua 13 de Maio, avenida Mato Grosso com a rua Ceará.

Avenida Afonso Pena com a rua Paulo Coelho Machado.

Avenida Bandeirantes com a avenida Manoel da Costa Lima (Trevo do Imbirussú).

Rua Salgado Filho com a avenida Calógeras e

Avenida Júlio de Castilho com a avenida Tamandaré.

21/09 (segunda-feira)
Lançamento do Programa de Arborização e Plantio Simbólico – horário: 8h00.
Local:
Canteiro central da avenida Afonso Pena, em frente ao Paço Municipal.

21/09
Plantio Coletivo-horário: 16h00. Local: Belmar Fidalgo.

22/09 (terça-feira)
Plantio Coletivo – horário: 8h00. Local: Parque Sóter.

23/09 (quarta-feira)
Plantio Coletivo - horário: 8h00. Local: Parque Airton Senna

24/09 (quinta-feira)
Plantio Coletivo – horário: 8h00. Local: APP (área de preservação permanente) do córrego Buriti.

25/09 (sexta-feira)
Plantio Coletivo – horário: 8h00. Local: Parque Jacques da Luz.

No período de 28 de setembro a 15 de novembro a Semadur prevê a realização de outros plantios em cerca de 40 áreas da cidade.

A Semadur conta com a colaboração de 32 empresas, que doaram mudas e também realizaram serviços de divulgação e publicidade da semana da árvore.


Qualquer dúvida me ligue 9213-8183 GM Fábio Augusto.

Nenhum comentário: