sexta-feira, 20 de março de 2015

Guarda Municipal forma 308 profissionais em uso de armas não letais e agentes de trânsito


O prefeito Gilmar Olarte participou, na manhã desta sexta-feira (20), no Centro de Formação de Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), da cerimônia de posse do secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Emerson Vicente de Almeida e da formatura de 308 guardas municipais que participaram dos cursos de formação de Emprego de equipamentos não letais, Agente de fiscalização de trânsito e de condutores de veículos de emergência.

Em sua fala, o prefeito Gilmar Olarte destacou a parceria entre as forças de segurança pública municipal e estadual. “O que foi planejado para ser feito em longo prazo estamos antecipando para hoje. A formação dos guardas municipais é resultado da parceria com o comando da Política Militar de Mato Grosso do Sul. O que queremos é unir as forças e levar segurança para a população”, frisou o prefeito que anunciou o início da instalação das câmeras do centro da Capital, uma vez que todo o cabeamento já está pronto.
Comandante Geral da PMMS
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, o coronel Deusdete Souza de Oliveira Filho demonstrou sua satisfação em participar da formação de integrantes que vão trabalhar para a segurança da população. “São pessoas que vão atuar para a diminuição dos índices de criminalidade. Todos deverão honrar as fardas e os equipamentos com responsabilidade e comprometimento com a segurança pública”, frisou o coronel.

O secretário municipal de Segurança Pública, Valério Azambuja destacou o apoio que todas as forças têm dado para a segurança da Capital. “São forças federal e estadual, todas num só objetivo que é a segurança da população. Os guardas municipais que participaram dos cursos estão aptos a fazer um bom serviço de segurança para a população. Isso é só o começo. Estamos acelerando para a aquisição de novos equipamentos para a segurança pública. Com esta formação estamos cumprindo a lei federal que autoriza os guardas municipais a atuar no trânsito e nas áreas do meio ambiente e postura”, completou.
Vereador Otávio Trad - Vice Presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal
O vereador Otávio Trad que faz parte da Comissão de Segurança Pública na Câmara Municipal considera que o prefeito Gilmar Olarte tem colocado em prática tudo aquilo que foi estabelecido para a segurança da Capital. “Vamos trabalhar unidos para que os guardas sejam bem equipados e a população tenha mais segurança”, assegurou.

No curso de Emprego de equipamentos não letais foram formados 235 guardas que receberam técnica de conhecimento para utilização dos equipamentos na defesa de sua integridade ou de terceiros. O guarda municipal Erivelton da Silva disse que o curso é importante para o trabalho diário. “Sinto que estou capacitado e preparado para fazer um bom serviço de segurança”, frisou.

O guarda municipal Giusep Bertazzoni fez o curso de condutores de veículos que foi disponibilizado para 23 guardas. “Este curso foi promovido pelo DETRAN-MS e estamos aptos a atuar com veículos de emergência de formar especializada. Para mim, é um novo desafio e a população pode ficar tranqüila que eu e meus colegas que formaram para esta função faremos um bom trabalho”, garantiu.

Para o guarda municipal Otávio Machado, que participou do curso para 50 guardas e atuar na função de Agente de fiscalização do trânsito, eles vão trabalhar nos 30 pontos mais perigosos onde acontecem acidentes com freqüência. “Este curso vai melhorar a qualidade dos serviços e estaremos prontos para atender a população”, destacou.

O evento contou com a presença dos vereadores Chiquinho Teles, Vanderlei Cabeludo, Alceu Bueno e Coringa, ouvidora-geral da Prefeitura Jacqueline Hildebrand, autoridades civis e da Policia Militar.
video
 
Formatura de conclusão no Centro de Formação de Aperfeiçoamento de Praças (CFAP)





Fonte: