quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Inscrições Fies 2011

Fies não precisa mais de fiador!


Como era previsto, o Fies não precisa mais de fiador. Há alguns meses atrás já havia sido anunciado pelo Ministro da Educação, Fernando Haddad, que em breve a exigência de fiador para conseguir o Financiamento Estudantil Fies seria extinta. Em 8 de setembro foi publicada uma medida provisória que prevê a criação de um fundo de reserva para as instituições, caindo por terra a necessidade de um fiador para obter o Fies.
A criação do Fundo Garantidor de Crédito vai permitir que o Fies seja financiado pelo fundo, e não por um fiador “pessoa física”, funcionará da seguinte maneira: para cada título emitido pelo Fies a favor da instituição de ensino será destinada uma parcela para a reserva. A regulamentação deve sair ainda no mês de setembro e as novas regras valem ainda para o ano de 2010. Só após a publicação das normas poderemos saber como aderir ao Fies sem precisar de fiador. As inscrições para o Fies podem ser feitas no portal sisfiesportal.mec.gov.br.
Apesar do Ministério da Educação anunciar o fim do fiador para o Fies, a presença do fiador ainda continuará existindo, isso porque a adesão ao novo sistema onde não é mais necessário o fiador vai depender de cada instituição de ensino, já que o fundo garantidor será formado por recursos não só do Governo mas também das próprias instituições. Ainda assim a expectativa é que a maioria das faculdades e universidades deem mais essa opção ao estudante.