quarta-feira, 2 de novembro de 2011

A LÍNGUA PORTUGUESA NA SEGURANÇA PÚBLICA



Hoje trataremos de um tema diferente: A Lingua Portuguesa na Segurança Pública. Atualmente, têm sido deixadas bastante de lado a grafia e pronúncias corretas das palavras, predomina o conformismo de que “se deu pra entender, ‘tá’ valendo”, o mundo virtual com seus novos vícios de linguagem e a sedimentação do analfabetismo funcional. Continue Lendo:
Apesar de, provavelmente, alguns profissionais imaginarem não fazer diferença um bom português para o desempenho de sua função, a ideia de se aperfeiçoar, consertar e aprender é sempre e em qualquer aspecto da vida, bem vindo, desde que coisas lícitas, dignas e morais. Devemos ter em vista que no dia-a-dia o guarda municipal está sujeito a dar entrevista quando realiza uma prisão ou apreensão, assim como ele necessita redigir documentos importantes. Portanto, gostaria de apontar aqui alguns errinhos comuns, mas que podem ser corrigidos a partir de agora. Vejamos:
1-      “Encaminhamos o infrator para que seje lavrado o auto de prisão em flagrante” – A forma correta da palavra em grifo é: SEJA.
2-      “Chegando no local, havia menas pessoas do que o informado” –  A palavra em negrito é um advérbio, portanto não sofre flexão de gênero masculino ou feminino. Será sempre MENOS pessoas, MENOS papéis, etc.
3-      “Acusaram os populares que o sujeito havia praticado um estrupo contra a garota” – A forma correta da palavra em grifo é: ESTUPRO.
4-      “Apreendemos um rapaz que constatamos posteriormente ser de menor, com 15 papelotes de cocaína e dinheiro trocado” – A forma correta da palavra em grifo é: apenas “ser MENOR”, sem a preposição ‘de’ antes, ou utilizar-se do ‘menor de idade’ ou ‘de menor idade’. O mesmo se aplica ao “ir de a pé”. Não se utiliza a partícula DE, sendo correto o “ir a pé”.
5-      “Quando chegamos ao local, a vítima estava meia zonza” – No caso da frase, a forma correta da palavra é ‘MEIO zonza’, pois é um advérbio que significa “um pouco”. Este advérbio é invariável, sendo sempre escrito no singular e masculino. A palavra ‘meia’ equivale a exata metade, meia laranja (fruta, não cor) por exemplo, ou a vestimenta dos pés.
6-      “O acusado afirmou que só falará na presença do seu adevogado” – Este é um erro comum quando na pronúncia da palavra, não tanto na escrita. Entende-se, erroneamente, que o ‘D’ mudo se pronuncia “de”, mas não, como outras consoantes não acompanhadas de vogal. É o caso do psicólogo, onde o ‘p’ se pronuncia quase ‘pi’, e não ‘pesicólogo’. Portanto, a pronúncia correta é quase como se houvesse um ‘i’ seguido do ‘D’ = ADVOGADO.
7-      “Fazem dois dias que nós procedemos a prisão do mesmo meliante” – O verbo ‘faz’, quando se refere a tempo, não vai para o plural. Portanto, “FAZ dois dias”, “já FAZ20 minutos”, etc.
8-      Ajuntar, avoar, alembrar e semelhantes – Muitos verbos têm sido acrescentados da vogal ‘a’ no começo, mas que na verdade não condiz com o português correto. São os verbos: VOAR, JUNTAR, LEMBRAR, etc.
9-      “Pra mim fazer a detenção do sujeito” – O pronome correto a ser utilizado quando está praticando alguma ação é o ‘EU’, ou seja, pra EU fazer. O mim será utilizado sempre que não houver um verbo em seguida, quando a pessoa receber a ação.
10-   “O elemento trazia no bolso duzentas gramas de maconha” – Gramas, quando se refere ao peso, será sempre no masculino, ou seja, DUZENTOS GRAMAS, UM GRAMA, OITOCENTOS GRAMAS. Grama no plural é planta, mato.
11-   “Agora nós vamos estar encaminhando o rapaz para a delegacia de plantão” – Construções como vou estar fazendovamos estar enviandovou estar passandonão existem em português. Esse fenômeno é chamado de gerundismo e deve ser evitado. Tempo futuro não admite o uso do gerúndio. A forma correta de se falar é: VOU FAZER ou FAREIVAMOS ENVIAR ou ENVIAREMOSVOU PASSAR ou PASSAREI. O gerúndio (verbo ‘estar’ + outro verbo terminado em ‘ndo’) é utilizado para atos que estão acontecendo naquele momento ou que se estendem por certo período. Por exemplo: estou ligando para a Sofia; estamos treinando para a maratona.
Gostou? Achou interessante? Então compartilhe no Orkut, clique abaixo emCompartilhar.