quarta-feira, 18 de abril de 2012

17 de abril foi : O Dia Internacional da Hemofilia


Uma dica para os Futuros Vereadores e para o Futuro Prefeito de Campo Grande, criar uma politica especial para o atendimento na Rede Municipal de Saúde para o Hemofílico.

Celebrado pela primeira vez em 1989, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a hemofilia e outros distúrbios hemorrágicos hereditários, o Dia Internacional da Hemofilia é uma homenagem ao nascimento do fundador da Federação Mundial de Hemofilia – Frank Schnabel. Nascido em 1926, portador de hemofilia A grave, Schnabel lutou incansavelmente em prol da melhoria da qualidade de vida dos hemofílicos.

A Hemofilia é uma doença crônica, não infecto contagiosa, ainda sem cura, mas com diversos tratamentos disponíveis. É um distúrbio hereditário promovido pela deficiência de uma proteína plasmática, denominada de fator da coagulação que causa uma reduzida coagulação sanguínea e uma elevada tendência hemorrágica.

A legitimidade desta data está em reforçar a importância de trazer a público as questões relacionadas à Hemofilia, chamando a atenção das autoridades responsáveis e da sociedade civil para um tratamento digno e correto acessível a todos os portadores:Atendimento urgente e fator de coagulação de qualidade e em quantidade suficiente nos Portos de Saude.