domingo, 30 de setembro de 2012

Convite a Todos Guardas Municipais de Folga para a Audiência do ano, onde discute papel da Guarda Municipal

O presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública, vereador Alex do PT, solicitou a realização de uma audiência pública na Câmara Municipal para debater a incorporação da Guarda Municipal nas ações de apoio às forças de segurança pública. A audiência acontecerá na quarta-feira (3), a partir das 9 horas, no Plenário Edroim Reverdito.
O presidente da Casa de Leis, vereador Paulo Siufi (PMDB), já havia manifestado a favor dessa providência, também defendida por outros colegas e por amplos setores da sociedade.
O requerente entende ser necessário que a Guarda Municipal receba mais investimentos e medidas de valorização para cumprir papel efetivo e preponderante na segurança das pessoas.
“A Guarda é uma força não-armada, hoje treinada para proteger o patrimônio público e auxiliar nas ações rotineiras. Porém, é preciso potencializar essa responsabilidade devido às demandas da Capital, que registra índices alarmantes de violência e criminalidade”, justificou.
O vereador considera fundamental a audiência pública para, principalmente, oferecer subsídios para a redefinição do papel da Guarda Municipal, inclusive com os ajustes que se fizerem necessários nos dispositivos legais.
Outra discussão importante, segundo Alex, é sobre o uso de armas de fogo ou armamento não-letal pela Guarda. “Creio que com a participação e a presença de todas as autoridades envolvidas na questão, dos representantes da sociedade organizada e dos agentes públicos, poderemos criar uma nova e eficiente alternativa de apoio ao sistema de segurança dos moradores da cidade”, enfatiza.

Fonte: Assessoria/TF