quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Aprovada emenda que amplia atuação da Guarda Municipal em Campo Grande MS



Por: Wendell Reis

Os vereadores de Campo Grande aprovaram na sessão desta quinta-feira (25), com 17 votos favoráveis, a Proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 55/12, de autoria do vereador Alex do PT, que modifica o artigo 81 da Lei Orgânica do Município de Campo Grande, ampliando a área de atuação da Guarda Municipal, que passará a cuidar e proteger também a integridade física da população.
Como o projeto é uma emenda à Lei Orgânica, não há necessidade de aguardar o prefeito sancionar e a lei já passa a ter validade a partir da publicação, após assinatura do presidente da Câmara, Paulo Siufi.
O presidente da Associação dos Guardas Municipais, Hudson Pereira Bonfin, explicou que o projeto é importante e fará com que os guardas municipais possam ter respaldo para agir contra as pessoas que quebram a ordem pública ou constranjam um cidadão. Agora, a guarda não precisará chamar a Polícia Militar para atender uma ocorrência.  Sobre o uso de armas de fogo, o presidente da associação comentou que a previsão é que comecem a usar no próximo ano. “Já tivemos o primeiro treinamento, o de manuseio da arma. Agora vamos fazer o treinamento de tiro e psicológico. Hoje a Guarda Municipal conta com 1.400 homens”, afirmou Hudson.
O presidente da Câmara lembrou que o projeto é importante porque a guarda deixa oficialmente de cuidar paredes e computadores para auxiliar na segurança pública, papel já exercido, a exemplo, na Câmara. Para ele, agora sim os servidores poderão sentir-se guardas municipais.
O autor do projeto, vereador Alex do PT, destacou que a guarda passa a proteger a vida humana, principal patrimônio do mundo. O vereador Airton Saraiva (DEM) e a vereadora Thais Helena (PT) lembraram da questão salarial e da necessidade de melhorar a segurança da cidade, que está entre as principais reclamações da sociedade.
O vereador Athayde Nery (PPS) acredita que a lei fará com que os guardas deixem de ser tratados como empregados dos policiais e também possam se defender, visto que agora terão que andar armados para proteger o cidadão e a própria vida.
O projeto também foi assinado também por Paulo Siufi (PMDB), Profª Rose (PSDB), Thais Helena (PT), Herculano Borges (PSC), Dr. Jamal (PR), Vanderlei Cabeludo (PMDB), Paulo Pedra (PDT), Carlão (PSB), Lidio Lopes (PP), Airton Saraiva (DEM) e Mario Cesar (PMDB).