domingo, 14 de dezembro de 2008



Guardas participam de treinamento com profissionais da Swat em Aracajú.
Seis integrantes da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) participam desde a última segunda-feira, dia 8, do 1º Swat School realizado no Nordeste do Brasil pela empresa Cati. O curso, que tem 74 horas/aula e vai até o próximo domingo, dia 14, está beneficiando 120 profissionais de segurança pública de Sergipe e de outros estados. Os treinamentos são ministrados por especialistas da polícia americana e brasileira e incluem gerenciamento de crise e resgate de reféns, progressão em área de mata e urbana, imobilizações táticas e tiro policial.Para o guarda Acrenaldo Cardoso Júnior, que coordena as rondas nos Mercados Municipais, os conhecimentos na área de segurança podem servir para inúmeras situações. A qualquer momento podemos precisar de uma técnica ou de uma tática específica para resolver alguma solicitação da comunidade ou para preservar o patrimônio, por isso é essencial participarmos de atualizações como essa, que nos permite muita atividade. As aulas incluem práticas que nos deixam mais seguros para desempenhar nosso trabalho, opinou.Já para Dário dos Santos, que protege escolas da rede municipal, a realização de cursos em conjunto com homens e mulheres da Polícia Militar e da Polícia Civil permite uma troca mais contínua e mais produtiva de informações. É muito bom termos ações padronizadas entre as instituições, já que na área de segurança pública temos normalmente casos que podem envolver equipes distintas. Quem ganha com isso é a população, que passa a contar com servidores mais preparados, seja no Estado como no Município, reforçou.
Os primeiros dias de treinamento foram marcados por até 10 horas seguidas de aula. Segundo a representante da empresa Cati, Mércia Oliveira, os facilitadores buscam focar suas instruções na transmissão de conhecimento. Não vamos discutir fórmulas mágicas, vamos trazer técnicas que são utilizadas com sucesso e que visam minimizar riscos para a comunidade e para os policiais. Temos verificado que as táticas mais simples acabam funcionando em meio a um confronto e as complicadas não saem, disse Mércia.



A realização do curso partiu de uma parceria entre as secretarias de Estado da Administração (Sead) e da Segurança Pública (SSP). As vagas para a Guarda Municipal foram cedidas pelo Governo do Estado, que foi sensível à nossa intenção de reforçar a prestação de serviços à comunidade na segurança pública. Queremos melhorar também a condição de trabalho dos nossos guardiões, inclusive com a Prefeitura de Aracaju fazendo convênios com o Ministério da Justiça, revelou o diretor da GMA, major Edênisson Paixão.

Nenhum comentário: