quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

GCM de Praia Grande mapeia crime para frear violência


Estudo baseado nas ações criminosas registradas em cada bairro vai definir a adoção de políticas públicas para a segurança da Cidade

     A tecnologia é a grande aliada de Praia Grande, município do litoral paulista, para enfrentar a escalada da violência. 

     As 1.500 câmeras de monitoramento auxiliaram na redução de indicadores de criminalidade na última década. Para conter ainda mais a sensação de insegurança que atemoriza moradores e turistas, a Administração Municipal contará com uma nova arma: a ciência.

     Está em andamento um estudo como objetivo de mapear os crimes ocorridos na Cidade. O levantamento, elaborado com base nas ações de criminosos registradas em cada bairro, vai nortear as políticas públicas destinadas a reduzir os índices de criminalidade.

  "O diagnóstico vai apresentar uma visão científica e apontar as causas de violência na Cidade", explica o comandante da Guarda Civil Municipal, Marco Alves dos Santos. "Tudo o que compete ao Município fazer para conter a violência estará neste estudo”, completa.

   O Instituto IPECS (responsável pelo estudo) foi contratado em dezembro e iniciou os trabalhos no começo de janeiro. A previsão é que eles sejam concluídos no segundo semestre. "A partir daí poderemos elaborar um planejamento mais eficaz, atacando as áreas que contribuem para a violência em cada região de Praia Grande”, argumenta. Em linhas gerais, o trabalho apresenta dados ligados aos crimes e aos problemas socioeconômicos dos bairros analisados.

   O planejamento integra o convênio firmado entre Prefeitura e Ministério da Justiça, no valor de R$720 mil. O montante deve ser aplicado em ações preventivas contra a violência.  "Com a tabulação dos dados, teremos subsídios para elaborar uma política de segurança municipal", destaca o comandante da Guarda Civil Municipal.  

Fonte: Jornal A TRIBUNA 16 jan 2012