quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Prefeitura entrega 157 certificados de capacitação para Guardas Municipais

A Formação profissional é uma das metas da administração municipal e, na manhã desta quinta-feira, no auditório da Escola Municipal de Governo, o prefeito Alcides Bernal (PP), acompanhado do comandante da Guarda Municipal de Campo Grande, coronel Jonys Cabrera, participou na cerimônia de entrega de certificados para 157 Guardas Municipais que participaram do curso qualificação que estava defasado desde 2009.

O curso de formação para os Guardas Municipais foi dividido em duas fases, sendo inicialmente na modalidade presencial que ocorreu no (CFAP/PMMS), onde tiveram aulas de técnicas e procedimentos como atendimento pré-hospitalar, armar e utilização de equipamentos de defesa não letais. Na segunda etapa o curso foi a distância em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, por meio de rede nacional.

Na segunda etapa os Guardas Municipais cursaram as disciplinas de prevenção à violência, criminalidade e prevenção, uso diferenciado da força, polícia comunitária, uso diferenciado da força, totalizando 470 horas/aulas. Essas aulas atenderam os critérios estabelecidos pelo Ministério da Justiça.

A convidada para a oratória da turma foi a Guarda Municipal, Liliane Caminha. Durante seu discurso falou das dificuldades e dos momentos de alegria ocorridos durante o curso. “Superamos todos os obstáculos e hoje nós podemos dizer que somos profissionais qualificados. Vamos prestar um bom serviço para a população. Nós agradecemos o apoio de nossos familiares e instrutores que nos apoiaram neste curso”, encerrou seu discurso com a frase. Estamos aqui oficialmente formados. Sempre é possível vencer, basta querer.

De acordo com a chefe da Divisão de Ensino da Guarda Municipal, Ana Paula Correia, as aulas foram produtivas e não teve problemas em tirar as dúvidas dos formandos. “Eles superaram as dificuldades e demonstraram muito interesse pelo curso”.

Para o comandante da Guarda Municipal, coronel Jonys Cabreira a qualificação faz parte do investimento de recurso humano para a Guarda Municipal. “A nossa missão de todos os 1.374 Guardas do município fiquem bem preparados para o cotidiano. Eles têm a responsabilidade de cuidar do patrimônio público, de manter a ordem nos eventos. Agradeço ao prefeito Alcides Bernal pela aquisição das 14 novas viaturas, das 14 motos que chegaram nos próximos 45 dias.


Para o prefeito Alcides Bernal estar no comando do executivo municipal é uma oportunidade impar. “Proporcionar esta qualificação profissional aos Guardas Municipais é uma honra. Eles são pais de famílias e merecem nosso respeito. Hoje eles possuem uma sede digna de trabalhar e contam com novas viaturas e equipamento de trabalho. Em breve vamos formar 150 homens. Todos capacitados para portar armas e fazer apoiar os serviços de segurança de nossa Capital. Com nosso apoio os Guarda irão trabalhar com cortesia aos semelhantes e respeitando a hierarquia dos seus superiores”.

O evento contou com a presença do secretário Municipal de Educação. José Chadid e do secretário de Governo e Relações Institucionais, Pedro Chaves.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campo Grande MS