sábado, 9 de abril de 2011

Armas não-letais reforçam combate ao crime em Diadema SP

Da Redação
Até o final de abril, a Guarda Civil Municipal de Diadema vai receber do Ministério da Justiça 25 armas não-letais, tipo "Taser", além de treinamento. A notícia foi dada pelo secretário municipal de Defesa Social, Arquimedes Andrade, ao retornar de Brasília, onde foi recebido em audiência pela secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, na última terça-feira (5).
Ainda segundo o secretário, todos os municípios que tenham Guarda Civil Municipal, que sejam parceiros do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), do Ministério da Justiça, e que apresentem altos índices de criminalidade irão receber as armas que são recomendadas pela ONU (Organização das Nações Unidas) para conflitos urbanos.

Intensificando ações - Durante a audiência, o secretário conversou sobre outras parcerias com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Alguns itens são convênios já assinados com o órgão; outros estão em fase de elaboração de projetos. Juntos, formam um conjunto de ações integradas que visam colocar o Município entre os mais seguros do Estado.

Os novos projetos, segundo Arquimedes Andrade, passarão pelos requisitos do edital público de habilitação dos municípios que o Ministério da Justiça irá lançar logo após o encerramento do processo de habilitação dos Estados, cujo edital será lançado ainda este mês.
Rondas Escolares - Entre os assuntos levados à Senasp está o convênio para aquisição de cinco viaturas para a GCM, que serão utilizadas nas Rondas Preventivas Escolares, no valor de R$ 250 mil, com contrapartida da Prefeitura de R$ 5 mil, correspondentes a seis rádios HTs.

Os demais itens serão incluídos no edital de habilitação dos Municípios. São eles: aquisição de viaturas e rádios para o projeto "Rondas Setoriais"; aquisição de mais 20 câmeras para ampliação do Centro Integrado de Videomonitoramento, que atualmente possui 64 câmeras; reforço e ampliação dos projetos sociais "Mulheres da Paz" e "Protejo".



FONTE: http://www.reporterdiario.com.br/Noticia/282239/armas-nao-letais-reforcam-combate-ao-crime-em-diadema/