sábado, 30 de abril de 2011

Novo superintendente da PF vem de grupo especializado em combate ao crime organizado

Ainda em São Paulo, prestes a embarcar para os Estados Unidos, o futuro superintendente da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul confirmou ao Campo Grande News que deve ser nomeado nas próximas semanas para o comando no Estado.
O delegado Edgar Paulo Marcon atuou até 2009 em Campo Grande, onde foi, inclusive, presidente da Associação dos Delegados da Polícia Federal. Nos últimos dois anos esteve a frente da Delegacia Regional de Combate ao Crime Organizado, em São Paulo.
Nacionalmente, ficou conhecido por ações como a que em 2010 revelou esquema de fraude fiscal e contrabando no Aeroporto Internacional de São Paulo - Cumbica, com rombo superior a 50 milhões de reais em impostos desviados. Auditores da Receita Federal e despachante aduaneiro foram detidos na Operação Trem Fantasma.
“Espero a nomeação para a próxima semana”, diz Edgar Marcon. A substituição a José Rita Martins Lara ocorre porque cada superintendente fica apenas 2 anos em cada superintendência do País.
Sobre Mato Grosso do Sul, ele diz estar preparado para os desafios específicos, como o combate a grupos responsável pelo tráfico de drogas e armas, com entrada pela Bolívia e Paraguai.
Antes de ser oficializado no cargo e já no aeroporto para o embarque, ele não fala sobre planos para a superintendência ou reflexos diante dos últimos cortes feitos no orçamento da Polícia Federal para as ações, com redução de diárias e verbas de custeio, por exemplo.
Hoje ele segue para os Estados Unidos, onde faz curso do FBI sobre crime organizado. “Isso já estava previsto porque é a área que tenho atuado nos dois últimos anos”.
O atual superintendente,José Lara, deve ir para Bogotá – Colômbia, antes de ser realocado em outra superintendência pelo País.