sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Alex se reúne com coronel Ayres para discutir videomonitoramento

Alex se reúne com coronel Ayres para discutir videomonitoramento

Na última quinta-feira (15), o vereador Alex (PT) – presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara – esteve reunido com o coronel Paulo César Ayres, comandante da Guarda Municipal de Campo Grande, para discutir a implantação do videomonitoramento de vias públicas na cidade. O monitoramento por câmeras, projeto de iniciativa de Alex, foi aprovado pelos vereadores no dia 1º de setembro.
 
 
 
A reunião serviu para iniciar a elaboração do projeto de instalação das câmeras na Capital. Ficou acertado que em breve deve haver uma reunião com os representantes dos setores envolvidos, como a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o Centro Integrado de Operações de Segurnaça (Ciops) e a Prefeitura, entre outros.
O vereador destaca que, apesar da definição constitucional de que compete ao Estado assegurar às pessoas o direito à segurança, o Município e a própria sociedade têm suas responsabilidades nessa agenda de máxima importância social. “As câmeras de segurança têm sido fundamentais para esclarecer diversos crimes e até para inibir os criminosos. Campo Grande já se aproxima da casa de um milhão de habitantes e não pode mais ficar como está hoje, desguarnecida. Segurança é item obrigatório para o bem-estar das pessoas e para a preservação da própria cidade”, afirma Alex.
 
 
 
Aprovação
 Com a assinatura de quatro vereadores – Alex (PT), Paulo Siufi (PMDB), Carlão (PSB) e Mario Cesar (sem partido) – a Câmara Municipal de Campo Grande aprovou o Projeto de Lei Complementar 304/11, que institui o sistema de videomonitoramento das vias e espaços públicos. O projeto segue agora para sanção do prefeito Nelson Trad Filho (PMDB).
 De acordo com o vereador petista, que foi o responsável pela apresentação da proposta de videomonitoramento, o projeto foi aperfeiçoado e legitimado pela forte participação popular, consolidada em ações como a audiência pública realizada em maio deste ano e a divulgação de pesquisas de opinião que retrataram a maciça aprovação da comunidade. “Entendo que o texto dado ao projeto reuniu as principais preocupações da sociedade e foi fruto de debates democráticos amplos”, acentuou Alex.
  A proposta – que entra como substitutivo ao Projeto de Lei 7013/11 – inclui no Código de Polícia Administrativa do Município (Lei 2909/92) o videomonitoramento com o objetivo de otimizar o tráfego de veículos, oportunizar o zelo urbanístico, ampliar a vigilância ambiental e aperfeiçoar a fiscalização das demais posturas municipais. O sistema será gerido pela Prefeitura, mas aberto a parcerias e convênios com outras instituições. E caberá ao Município a realização de estudos técnicos para a instalação das câmeras, mediante minuciosa pesquisa sobre o perfil de cada região da cidade em relação aos tipos de infrações.
  “Esta será, sem dúvida, uma grande conquista para a segurança das pessoas e a proteção do patrimônio. A violência se dá em diversos níveis: contra a pessoa e o meio ambiente, contra os prédios públicos, contra as propriedades e no trânsito. A população, fragilizada, precisa de total proteção por parte do poder público”, concluiu Alex.