quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Parceria entre Prefeitura e Governo Capacita 120 Guardas Municipais

Parceria entre Prefeitura e Governo Capacita 120 Guardas Municipais
 
Por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Segov) e o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), 120 guardas municipais concluíram uma capacitação oferecida no Centro de Formação da Polícia Militar (CFPM/MS). A solenidade de formatura ocorreu na manhã de hoje (5), contou com a presença dos familiares, autoridades e dos guardas veteranos. O curso teve duração de 45 dias, com aulas de cidadania, legislação, direito, segurança e defesa pessoal.
O prefeito Nelson Trad Filho declarou que com a finalização deste curso de outros três grupos, 450 guardas receberão a capacitação, atingindo um efetivo de 1.300 homens que ficam à disposição da cidade, para oferecer segurança à população. “É importante ressaltar que há harmonia e entrosamento entre a Polícia Militar, Civil e os demais órgãos de segurança de nosso Estado que atuam na segurança dos cidadãos. Por isso, digo a vocês que estão se formando hoje e recebem o titulo de guardas, que sejam abençoados em seu trabalho diário que é oferecer segurança à população campo-grandense”, desejou o prefeito.

Já o coordenador geral da Guarda Municipal, tenente-coronel Paulo César Monteiro Ayres ressaltou que a formação dos guardas segue a grade nacional de formação da Guarda Municipal, oferecendo conhecimentos que vão desde legislação e direito, ações preventivas no setor de direitos humanos, até ações de conhecimento do patrimônio público.

“Os guardas que estão se formando hoje irão aguardar a convocação da Prefeitura, que chamará conforme a demanda da administração. É gratificante ver a vibração dos alunos que trouxeram as famílias para participar da cerimônia. Isto é uma prova da credibilidade da corporação para com seus funcionários e com a comunidade, já que nossa missão é melhorar cada vez mais a prestação de serviço na área de segurança pública, tornando nossos guardas não apenas vigias, mas sim profissionais de segurança pública”, reforçou o comandante.


Representando a Polícia Militar do Estado, o tenente coronel da PM, Cláudio Roberto Monteiro Ayres destacou que os 176 anos de experiência da corporação foram importantes para contribuir na formação da turma de 2011. “A parceria da PM, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros possibilitou a plena capacitação dos novos guardas. Ficamos satisfeitos de dividir o espaço físico e contribuir com nossos conhecimentos no setor de segurança pública”, enfatizou o tenente coronel, comandante do Centro de Formação da PM/MS.


Opinião de veteranos e formandos
– Mariana Fenero está há dois anos na Guarda Municipal e considera o curso muito importante, por tornar o pessoal bem preparado, principalmente para situações de crises. “Me sinto segura e tranqüila para trabalhar, com as orientações que recebi quando participei do curso”, assegurou a guarda.

Outro veterano na Guarda, Marcelo Rios, avaliou positivamente o curso, principalmente pelo nível técnicos dos professores. “Sinto-me um profissional mais preparado e avalio hoje a Guarda cada vez melhor, com mais incentivo, equipamentos, enfim tenho muito orgulho de trabalhar aqui”, confessou Rios.


O formando e orador da turma, Valmir Silva, afirmou ter aprendido muitos ensinamentos que serão usados tanto na vida profissional quanto na pessoal. Em sua avaliação, este aspecto da formação é importante por capacitar o guarda a agir não só na rua, mas dentro de casa. “Recebemos orientações de respeito aos familiares, aos idosos, a agir sem discriminação, enfim tratar a todos com igualdade”, relata o guarda.


Valmir falou de sua expectativa de assumir, o quanto antes, seu posto na Guarda Municipal. “A ansiedade só aumenta e enxergo a Guarda como uma instituição que vem crescendo bastante e que vem conquistando o respeito da sociedade. Muita gente fala da Guarda Municipal de forma positiva, mesmo trabalhando desarmados, principalmente porque não temos abordagem agressiva”, declarou o formando.

 









Fonte: PMCG
Autor: Aline Oliveira MTB 044/MS
Fotos: Denilson Secreta