quinta-feira, 2 de agosto de 2012

VIDEOMONITORAMENTO EM FOCO !

 Ministério da Justiça aprova projeto e Campo Grande terá 28 câmeras de videomonitoramento na área central


Campo Grande foi uma das 29 cidades brasileiras (entre 153 cadastradas) que tiveram o projeto aprovado e receberão recursos do Ministério da Justiça para implantação de câmeras de videomonitoramento na área central, logradouros públicos (como as Orlas Morena e Ferroviária), entorno da Santa Casa, Feira Central e nas saídas para Cuiabá e São Paulo. Está prevista a liberação de R$ 1,1 milhão para compra e instalação dos equipamentos, além da central que funcionará num prédio anexo ao Instituto Municipal de Tecnologia da Informação (IMTI).

Nesta etapa, serão instaladas 28 câmeras no quadrilátero formado pelas ruas 26 de Agosto; Rui Barbosa, 14 de Julho e 13 de Maio, além das avenidas Mato Grosso e Calógeras, “São equipamentos com grande alcance de visualização, o que garante o monitoramento de várias quadras com apenas uma câmera”, explica o comandante da Guarda Municipal, coronel Luiz Altino. Com o recurso do zoom, por exemplo, uma câmera instalada na esquina das ruas 14 de Julho e Antonio Maria Coelho, permitirá observar o que ocorre quatro quadras adiante, até o cruzamento com a avenida Afonso Pena.

Além da área central, serão instaladas câmeras em regiões onde há maior incidência de roubos e furtos, os órgãos policiais e segurança identificaram a presença de pequenos traficantes e usuários de drogas. Haverá monitoramento na quadra em que está localizada a Santa Casa (Mato Grosso/Rui Barbosa/Eduardo Santos Pereira/13 de Maio) e nas proximidades da feirona. “Vamos trabalhar em parceria com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Companhia de Trânsito. O objetivo é uma ação articulada para prevenir e reduzir a violência, comenta o prefeito Nelson Trad Filho.

Por orientação do prefeito, haverá monitoramento 24 horas no circuito turístico-cultural que começa no Mercadão Municipal, Camelódromo, Morada dos Bais, segue pela Orla Ferroviária, cobre toda a extensão da Orla Morena, desde a rua Eça de Queiroz até a avenida Júlio de Castilho. “Por solicitação das autoridades de segurança pública, haverá monitoramento em dois pontos extremos do macroanel rodoviário: na última rotatória depois das Moreninhas e no final da avenida Cônsul Assaf Trad, saída para Cuiabá”, explica Nelsinho.
Até chegar ao credenciamento do projeto no Ministério da Justiça, foram promovidos ajustes na estrutura da Guarda Municipal como a criação da Ouvidoria, da Coordenadoria Municipal de Segurança Pública, a implantação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que atua como um fórum de discussão sobre segurança pública da Capital com reuniões mensais. Foi reativado o Conselho Comunitário de Segurança Pública da área central e desenvolvido um projeto para prevenção de violência escolar entre outros. Do efetivo de 1.200 guardas, 800 passaram por um curso de preparação complementar de 30 dias no centro de formação da Polícia Militar.

Na avaliação do prefeito o projeto videomonitoramento não se esgota nesta etapa. “Esta será uma fase de aprendizado”, admite o prefeito que está na expectativa da liberação de R$ 900 mil do Ministério da Justiça para compra de 28 viaturas, sendo 14 carros e 14 motocicletas.

Segundo o prefeito, este projeto será complementado com a Central de Monitoramento de Trânsito que funcionará nas antigas instalações da Agência Municipal de Transporte e Trânsito. No próximo dia 28 de agosto, Nelsinho assina a ordem de início de serviço da reforma do prédio onde funcionará a central e da modernização semafórica. Estão programadas cinco câmeras em pontos críticos do trânsito, incluindo os cruzamentos das avenidas Mato Grosso e Via Parque; Afonso Pena com Rui Barbosa; Afonso Pena/Rubens Gil de Camillo e na avenida Eduardo Elias Zahran.
Fonte/Autor: SCS