segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Prefeito se reúne hoje com OAB e MP para repudiar “prisionização” de CG



O prefeito Nelsinho Trad reúne-se nesta segunda-feia, às 15h, em seu gabinete, com representantes da seccional sul-mato-grossense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Ministério Público e da sociedade civil organizada para mobilizar uma ação de repúdio à transferência de dez perigosos traficantes presos no Rio de Janeiro para a Penitenciária Federal de Campo Grande.

Atualmente, a penitenciária abriga cerca de 150 presos de alta periculosidade provenientes de outros estados. A preocupação é que a presença destes detentos em Campo Grande possa contribuir para o aumento dos índices de violência na capital e no estado já que sua presença na cidade pode atrair comparsas e células criminosas.

O prefeito se disse indignado com a decisão da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro e considerou a transferência uma “falta de respeito para com a população campo-grandense”. Segundo Nelsinho, “Campo Grande não é a casa da mãe Joana”.

O prefeito admitiu, no entanto, que não há mecanismos legais que impeçam a transferência. Por isso, na próxima quarta-feira Nelsinho vai a Brasília, onde se reunirá com o ministro da Justiça, Tarso Genro, e com representantes do Departamento Nacional do Sistema Penitenciário (Depen), a quem transmitirá a insatisfação da população de Campo Grande em relação às transferências.

Nesta segunda-feira, o presidente da OAB/MS, Fábio Trad, divulgou nota oficial condenando a transferência. A nota conclama a classe política e a sociedade a reagir contra o que classificou como “processo de prisionização de Campo Grande”.

“A nossa indignação reflete o inconformismo de todos os sul-mato-grossenses com a descabida e imotivada decisão que está transformando a cidade de Campo Grande como a capital da prisão de alta periculosidade do País.”, afirma a OAB.


Fonte/Autor: Vitor Barone

Nenhum comentário: