terça-feira, 16 de agosto de 2011

Guarda Municipal de Goiânia usará novos equipamentos de segurança

Guarda Municipal de Goiânia usará novos equipamentos de segurança

Spray de pimenta e arma taser fará parte dos materiais de utilização do órgão. Segundo a AGMG, foram entregues 200 pistolas e 1000 espargedores.

Adriano Zago do G1 GO

Guardas Municipais durante treinamento no centro formação do órgão  (Foto: Divulgação AGMG) 
Guardas Municipais durante treinamento no centro
formação do órgão (Foto: Divulgação AGMG)

A partir desta segunda-feira (15), guardas municipais de Goiânia passaram a utilizar em seus postos de serviços pistola taser e spray de pimenta. Segundo o diretor do Centro de Formação, Estudos e Aperfeiçoamento (Cefea), Weder Reis, 200 agentes da corporação foram treinados por cerca de dois meses para usar os novos recursos. Eles aprenderam técnicas de imobilização, montagem e desmontagem da arma e legislação, atendendo às recomendações da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
De acordo com o chefe de comunicação social da Agência da Guarda Municipal de Goiânia (AGMG), Luiz Galvão, o material de segurança cedido pelo Governo Federal será utilizado por agentes que trabalham na Câmara Municipal, Paço Municipal, Centro de Atendimento Integrado a Saúde (Cais), projeto Goiânia Mais Segura, entre outros pontos da cidade. Ele ainda salienta que o órgão aguarda por mais armas taser que também serão doadas pela Senasp.

Armamento
A taser é uma arma não-letal que emite "ondas" com ação direta sobre o sistema nervoso sensorial e motor. De acordo com Luiz Galvão, a pessoa atingida pelo disparo fica paralisada por alguns segundos dando prazo necessário para que o agente tome as devidas atitudes. Porém, ele ressalta que a arma será utilizada somente em caso de emergência durante alguma abordagem.
Com os dardos podendo chegar até dez metros de distância, através de cartucho propelido por nitrogênio, a taser não é tóxica e nem solta substâncias contaminantes. Para o chefe de comunicação social da guarda municipal, a pistola trará mais segurança à população. “Com profissionais mais qualificados e um armamento ponta, a sociedade obviamente se sente mais segura”, acredita Luiz Galvão.
Já o espargedor de pimenta, consiste num spray que libera espuma causando a irritação das vias respiratórias. O modelo, que será manuseado pela Guarda Municipal de Goiânia, tem o efeito menor que outros modelos, o que possibilita sua utilização em ambientes fechados, especialmente em locais nos quais a contaminação de pessoas não envolvidas seja altamente indesejável.
 

Fonte/ G1