sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Bernal visita Guarda Municipal e diz que condição de trabalho se compara a de escravo


Bernal visita Guarda Municipal e diz que condição de trabalho se compara a de escravo

  


Por: Wendell Reis

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal, visitou a sede da Guarda Municipal na tarde desta sexta-feira (4) e considerou a situação lamentável e vergonhosa. O prefeito caminhou pelo prédio, localizado na antiga rodoviária e encontrou computadores velhos amontoados, colchões jogados pelo chão, em meio a água de chuva, fiações expostas, colocando em risco a vida dos servidores, armários arrombados e diversas precariedades relatadas pelos guardas.
“Como vão ter vontade de trabalhar”, questionou o prefeito, garantindo que enviará uma equipe para resolver o problema imediatamente. “Campo Grande não merece passar por este constrangimento semelhante à condição de trabalho escravo. É de fundamental importância dizer que vamos mudar a realidade”.
O prefeito questionou a falta de providência da antiga administração e garantiu que tendo ou não um convênio, resolverá o problema. “Se tinham convênio, porque não fizeram? Se existe ou não convênio nós vãos tomar providência. É fácil fazer discurso de que tem milhões e encontrar o pessoal trabalhando nestas condições. Estrutura lamentável e realidade deprimente, demonstrada pelo tamanho da insatisfação deles”.
Bernal disse que os guardas precisam de dignidade e pediu tranquilidade aos servidores. “Fui eleito para ser o comandante do município e tenho responsabilidade pela guarda. Tenha tranquilidade”, disse Bernal a uma das funcionárias. O prefeito também reclamou das viaturas disponíveis para a guarda, dizendo que só há duas e uma está parada e outra com problema no motor e no freio.
Alcides Bernal afirmou que anunciará o comandante da guarda na próxima segunda-feira (7). Até lá, disse que segue no comando. “Assumimos há dois dias . Por enquanto o comandante da guarda sou eu. O prefeito assumiu a responsabilidade. Vim aqui para isso. Vou mudar esta realidade. Não vou permitir que isso continue”.
Bernal não revelou o nome do novo comandante, mas garantiu que será um especialista em segurança pública da Polícia Rodoviária Federal ou da Polícia Militar.
Por meio da assessoria de imprensa, o ex-prefeito Nelsinho Trad (PMDB) informou que existe projeto encaminhado no Ministério da Justiça, pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) para a capacitação e o reequipamento da Guarda. Além disso, disse que assinou no dia 17 de dezembro o convênio 776385/2012, também com o Ministério da Justiça, que garante R$ 1.057.333,32 (mais a contrapartida de R$ 10.579,12) para a compra de 14 motocicletas e 14 viaturas, além de 400 uniformes para a Guarda Municipal.


Wendell Reis
Prefeito visitou todas as salas do prédio e disse que a situação é vergonhosa
Sobre o prédio, Nelsinho disse que a prefeitura estava estudando projetos de parcerias público-privadas (PPP) para a revitalização de todo o prédio, prevendo ainda a construção de uma nova sede definitiva para a Guarda Municipal.