sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Em nova visita, prefeito compara situação de Guardas Municipais a Trabalho Escravo


O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP) voltou esta tarde (4) à sede da Guarda Municipal para demonstrar que está acompanhando a situação e tomando providências. “Vocês assistiram um cena terrível, é semelhante ao trabalho escravo. São homens e mulheres que merecem respeito”, disse.
Bernal visitou ontem (3) o local e constatou diversos problemas de trabalho e infraestrutura. Ele garantiu que irá anunciar um comandante oficial na próxima segunda-feira (7), sendo que segundo o prefeito, será um Policial Militar ou um Policial Rodoviário Federal.
Por enquanto, a Guarda está sob comando direto do próprio prefeito. “O comandante da Guarda Municipal sou eu. Assim que eu assumi sou o responsável”, disse Bernal.
Para o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais, Hudson Bonfim, todas as ações dependem de comandante. “Estamos funcionando de maneira irregular. Se acontecer alguma irregularidade não temos um comandante para responder”, argumentou.
Hudson afirmou também que a categoria necessita de um comandante “com grande conhecimento sobre o que é segurança pública”.
Outra reivindicação do sindicato é quanto ao uso de armas letais. Ele afirma que será para ajudar na segurança pública e também pela própria integridade dos guardas. “Já fizemos manuseio e treinamento de arma letal. Hoje os estatuto do armamento já permite isso. O que falta é passar por um treinamento psicotécnico e jurídico”, explicou.
Convênio
Em resposta ao ex-prefeito Nelson Trad Filho, Bernal disse que vai atrás do convênio. “Vou trabalhar para ver se realmente existe esse convênio. É muito fácil dizer que vieram tantos milhões e encontrar esta situação”, disse o prefeito alegando que um levantamento dos bens deteriorados será feito pela atual administração para basear as futuras providências.
O ex-prefeito Nelsinho Trad declarou que um convênio assinado no dia 17 de dezembro garante R$ 1,057 milhão (além da contrapartida de R$ 10.579,12) para a compra de 14 motocicletas e 14 viaturas para a Guarda Municipal, além de 400 uniformes.

Fonte: Fernanda Kintschner e Paulo Fernandes - Capital News (www.capitalnews.com.br)